sábado, 18 de junho de 2011

Comentário Professor Vide

Uma assembléia de professores na casa onde se fazem as leis do nosso município, para reafirmarmos que continuaremos em greve pelo cumprimento de uma lei federal. Quanta ironia, quanto descaso do Governo do Estado, Quantas mentiras na proposta apresentada.
Dizer que todos ganharam é mentira. Pois a maior parte da categoria terá seus salários iguais e menores ao que percebiam.
Dizer na imprensa que está no limite é mostrar para sociedade catarinense sua incapacidade de buscar soluções que todos já as conhecem.
Dizer que concedeu aumento, quando na verdade tirou o que tínhamos e repartiu de forma arbitrária: o prêmio educar dos ativos, jubilar dos aposentados, o prêmio assiduidade para quem não falta ao trabalho durante o ano, simplesmente foram incorporados ou desapareceram no vencimento. Além disso, a redução da regência de classe de 40% para 25% (nas séries iniciais) e, de 25% para 17% (nas séries finais e ensino médio) e a redução em 50% das aulas excedentes mostram perdas de direitos e não conquistas.
A que ponto chegamos! Estamos sendo punidos por termos estudado um pouco mais.
Que ironia! Entramos em uma greve pelo cumprimento de uma Lei Federal e agora lutamos para não perder parte de conquistas anteriores.
Ouvir na assembléia a fala dos colegas: “Tenho uma casa e uma moto. Estou e vou continuar em greve. Vendo a moto mas não vendo minha dignidade”.
Outra colega afirmou: “Caso no mês que vem, mas escolhi ser professora antes disso. Por isso mesmo sem dinheiro vou casar e continuo em greve”. 
Ouvi ainda: “Fui aluna de alguns de vocês. Aprendi que devo lutar por tudo que achar justo e correto. Que devo honrar a educação que tive e, acima de tudo, ser agente de minha própria história. Nesse momento de luta por direitos não posso ser covarde”.
É! 
A Greve Continua.
Em todo Estado as assembleias não foram diferentes. Recebi vários e-mails reiterando a posição de continuidade da greve, bem como a determinação da categoria de lutar por seus direitos.
Até onde vai:
· a intransigência do Governo?
· a incompetência e a arrogância do Engenheiro da Educação?
· a falta de compromisso desse Governo com a sociedade?
· A falta de compromisso dos deputados com aqueles que os elegeram?
· o medo dos nossos alunos vendo o ano sendo comprometido pela falta de sensibilidade de um Governo?
Juntos somos fortes. Perseverantes seremos vitoriosos.
Continuem firme. 
Abraço carinhoso:Professor Vide!

Um comentário:

  1. Entre no novo site do sinte http://sinte-sc.blogspot.com/ Está muito bom! Vale a pena ... vamos fortalecer nossa luta!!!

    ResponderExcluir