sexta-feira, 17 de junho de 2011

Nossa luta é por dignidade

Carol Pereira - EEB. Silva Jardim

Na escola onde eu estudei os professores me ensinaram a ser critica, lutar por meus objetivos, ter uma postura politica firme, me ensinaram que juntos somos mais, que unidos somos mais fortes, que em muitas vezes na história para se conseguir algo, sangue teve que ser derramado. Em outras vezes também, a conquista veio sem violência, mas não sem sacrifícios. Hoje eu trabalho na mesma escola onde aprendi tudo isso, e agora é a minha vez de dar exemplo. Parar com a greve agora iria contra tudo o que meus colegas, (a maioria deles meus ex professores) já me ensinaram, iria contra tudo o que eu fui criada para acreditar, seria vender minha dignidade para não ter minha folha de pagamento zerada.
Quando saímos ontem para Ituporanga, eu estava nervosa, achando que seria o final da nossa luta, iríamos voltar para as salas de aula com o "rabinho entre as penas", sem termos ganho nada de muito concreto e tentando acreditar em uma promessa, feita por um cara que não cumpre nem a uma Lei Federal. Apenas uma certeza eu tinha... se a greve acabasse ontem, seria minha última greve, pois eu nunca iria aderir novamente a um movimento que não gerou resultado algum.
Vide
Ao chegamos na assembléia ouvimos as palavras de uma pessoa que conheci agora e, sem nunca termos conversado pessoalmente, despertou em mim grande admiração pois, através de suas falas, fez com que todos nós sentíssemos orgulho de pertencer a essa classe muitas vezes tão humilhada. O professor Osvaldir Olavo da Silva (Vide) devolveu o entusiasmo a muitos de meus colegas. Ao final de seu discurso,  eu via esperança em muitos olhos, e a história frustrante de voltar com o "rabinho entre as pernas" começou a tomar outro rumo.
Outras pessoas falaram, muitas recebendo palmas calorosas, outras não sendo tão felizes em seus pronunciamentos, provocando um furor sem igual em nossa recente história de greve, e foi ai que surgiu o professor Nazareno que com poucas palavras, pelo menos para nós do Silva Jardim, firmou a greve! Entre outras coisas ele disse "Se eu ficar sem dinheiro vendo minha moto, mas não minha dignidade", outros discursos se seguiram, lágrimas rolaram. 
A greve esta desgastando a todos, estamos exaustos, acuados e amedrontados, mas ao menos estamos lutando pelo que é nosso de direito, pelo que acreditamos e pelo justo. Todos estamos nos sacrificando mas ainda temos nossa dignidade, e manteremos nossas cabeças levantadas, não iremos nos humilhar por migalhas, vamos valorizar nossa classe e acima de tudo dar exemplo a nossos alunos, criando assim uma sociedade menos submissa aos desmandos de governantes sem caráter. Nossa luta é por dignidade.

16 comentários:

  1. Ola.. não estivemos ai nesse dia..mas pelos relatos que ouvimos.. só temos uma palavras para interpela-los..CORAGEM...CORAGEM E CORAGEM

    ESTAMOS COM VCS PARA O QUE DER E VIER!

    ResponderExcluir
  2. Muito Bem Carol - Não desanimeis jamais, mesmo que venham ventos contrários (sta Paulina) - em apoio a greve dos professores, a AMECON - Associação Metropolitana dos Conselhos Comunitários da Grande Florianópolis, sensibilizados pela causa encaminhou uma Moção de Apoio, leia neste Blog na carta da Prof Dalzira. como sei da sua perseverança, estou encaminhando a ORAÇÃO DA FÉ, profetize-a.

    Senhor Deus, criador do céu e da terra, recorro a vós neste momento, para pedir bençãos para a minha vida. Que a divina luz incida sobre mim, Com vossas mãos retirai todo o mal, todos os problemas e todos os perigos que estejam ao meu redor. Que as forças negativas que me abatem e me entristecem se desfaçam ao sopro de vossa bênção. O vosso poder destrua todas as barreiras que impedem o meu progresso. E do céu vossas virtudes penetrem no meu ser, dando paz, saúde e prosperidade. Abra senhor, os meus caminhos. Que meus passos sejam dirigidos por Vós, para que eu não a tropece na caminhada da vida. Meu viver, meu lar e meu trabalho, sejam por Vós abençoados. Entrego-me em vossas mãos Poderosas, na certeza de que tudo vou alcançar. Agradeço, Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santos. AMEM

    ResponderExcluir
  3. Parabéns teus professores te ensinaram muito bem. Continue na luta por essa causa . é pessoas como vc que fazem nós mais velhos continuarem na luta. Estou muito orgulhosa por ter sido sua prof. Quase chorei.

    ResponderExcluir
  4. Ola! Carol.

    Também não a conheço pessoalmente, mas tenha certeza que minha admiração também é recíproca.

    Então!
    Uma assembléia de professores na casa onde se fazem as leis do nosso município, para reafirmarmos que continuaremos em greve pelo cumprimento de uma lei federal. Quanta ironia, quanto descaso do Governo do Estado, Quantas mentiras na proposta apresentada.

    Dizer que todos ganharam é mentira. Pois a maior parte da categoria terá seus salários iguais e menores ao que percebiam.

    Dizer na imprensa que está no limite é mostrar para sociedade catarinense sua incapacidade de buscar soluções que todos já as conhecem.

    Dizer que concedeu aumento, quando na verdade tirou o que tínhamos e repartiu de forma arbitrária: o prêmio educar dos ativos, jubilar dos aposentados, o prêmio assiduidade para quem não falta ao trabalho durante o ano, simplesmente foram incorporados ou desapareceram no vencimento. Além disso, a redução da regência de classe de 40% para 25% (nas séries iniciais) e, de 25% para 17% (nas séries finais e ensino médio) e a redução em 50% das aulas excedentes mostram perdas de direitos e não conquistas.

    A que ponto chegamos! Estamos sendo punidos por termos estudado um pouco mais.

    Que ironia! Entramos em uma greve pelo cumprimento de uma Lei Federal e agora lutamos para não perder parte de conquistas anteriores.

    Ouvir na assembléia a fale dos colegas: “Tenho uma casa e uma moto. Estou e vou continuar em greve. Vendo a moto mas não vendo minha dignidade”.

    Outra colega afirmou: “Caso no mês que vem, mas escolhi ser professora antes disso. Por isso mesmo sem dinheiro vou casar e continuo em greve”.

    Ouvi ainda: “Fui aluna de alguns de vocês. Aprendi que devo lutar por tudo que achar justo e correto. Que devo honrar a educação que tive e, acima de tudo, ser agente de minha própria história. Nesse momento de luta por direitos não posso ser covarde”.

    É! Carol!

    A Greve Continua.

    Em todo Estado as assembléias não foram diferentes. Recebi vários e-mails reiterando a posição de continuidade da greve, bem como a determinação da categoria de lutar por seus direitos.

    Até onde vai:

    · a intransigência do Governo?

    · a incompetência e a arrogância do Engenheiro da Educação?

    · a falta de compromisso desse Governo com a sociedade?

    · A falta de compromisso dos deputados com aqueles que os elegeram?

    · o medo dos nossos alunos vendo o ano sendo comprometido pela falta sensibilidade de um Governo?


    Juntos somos fortes. Perceverantes seremos vitoriosos.

    Continue firme.

    Abraço carinhoso:

    Professor Vide!

    ResponderExcluir
  5. Eu apenas como "espectadora" da greve, digo, por não ser professora e nem aluna e, portanto, não ser diretamente atingida, ao ler esse texto me compadeci da causa. Sei que vocês estão lutando por nada mais que um DIREITO! Como acreditar em um país melhor se, a área que com certeza mudaria algo, a educação, é a mais desvalorizada? Espero de verdade que a comunidade em geral esteja aopiando a causa de vocês que a greve acabe o mais breve possível com todos os merecidos ajustes feitos!

    ResponderExcluir
  6. Carol,
    Muito pertinentes tuas colocações.
    Deveriam lê-las os professores que regressaram, estão regressando ou estão pensando em regressar à sala de aula.
    Friso tua feliz colocação "(...)em muitas vezes na história para se conseguir algo, sangue teve que ser derramado. Em outras vezes também a conquista veio sem violência, mas não sem sacrifícios." Ou seja: o sacrifício faz parte da luta, da reivindicação. Lamentável que alguns colegas nossos não pensem assim e, diante do primeiro obstáculo, se acovardam e retroagem. Todavia, desfrutarão das mesmas conquistas que aqueles que lutam alcançarão (sonhar é bom!).
    Sigamos unidos nossa peleja!
    Abaixo esse governo empreguista, ineficiente e hipócrita que tem estagnado nosso estado por 9 anos!
    Viva a democracia! Salve a educação!

    ResponderExcluir
  7. "Ser professor é formar grandes pontes". É tão clichê dizer isso, mas todo progresso depende do que vocês fazem. Essa não é a causa de uma "classe" e, sim, de uma nação inteira. Assino embaixo, Carol, e sinto muuuito orgulho da sua convicção e integridade. Manter-se firme é ensinar valores, nem em greve os professores negam sua essência...

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vcs em fazer esta greve,vocês professores realmente ganham pouco por todo trabalho que fazem! Mas parem um minuto e pensem em todos os alunos que foram abandonados sem conhecimento em plena metade do ano letivo,,,e agora o que vamos fazer,vamos ter que ir embora de nossa cidade para estudar em colégios particulares? Quem vai pagar para estes alunos todos estudarem nesses colégios? Porque muitos não tem condições de estudarem em um colégio particular,muitos não querem abandonar sua familia e sair por ai feito malucos!!! Muitos até nem voltarão mais para a escola quando essa greve acabar" SE ACABAR",o que iremos fazer agora ficar sentados em nossas casas esperando a vida cair em nossas mãos? Sem falar no ENEM que era esperança para muitos alunos do Silva Jardim,será que um aluno sem estudo vai conseguir passar em um exame desse porte? Claro que não,porque ele não estudou!!!
    Vocês professores devem se valorizar sim, e estão no seu direito, mais não deixem de ver o lado dos alunos que irão perder mais um ano de suas vidas, por causa de voces professores, vamos criar consciência, pesso que não fiquem brabos com este comentário, é apenas o pensamento de um aluno que esta a meses sem estudar e louco pra voltar para escola e terminar o ano letivo para poder sair de Alfredo Wagner e ir estudar fora no ano que vem!!!!! Abraso a todos :::WILHAN SOUZA

    ResponderExcluir
  9. Oi Wilhian... entendo sua preocupação, mas você não foi abandonado, e não esta a meses sem estudar... Hoje a greve completa um mês. Não vamos prejudicar nossos alunos. Todas as aulas serão repostar, tenha certeza. Falando isso já ouvi de diversos alunos "Na reposição eu não irei", tudo bem, mas tenho a certeza que diante de toda a preocupação presente em seu comentário não ouvirei isso de ti. O governador não deixará esse impasse comprometer de vez o ano letivo... ele tbem tem responsabilidades, e apesar de não parecer a educação é uma dela.

    ResponderExcluir
  10. PARABÉNS AMIGA DE LUTA, ADOREI ESTE BLOG...
    JÁ TENHO LONGA JORNADA NA EDUCAÇÃO E LEMBRO QUE AS POUCAS MIGALHAS QUE TEMOS EM NOSSO CONTRA-CHEQUE VIERAM DE MUITAS LUTAS, GREVES...FICO MUITO TRISTE COM NOSSOS AMIGOS QUE ESTÃO ABANDONANDO, NOSSA LUTA QUE É A MAIS JUSTA LEGAL NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. O GOVERNO PODE NOS TIRAR TUDO: SALÁRIO, DIREITOS ADQUIRIDOS ATÉ UM POUCO DE CORAGEM, MAS NOSSA DIGNIDADE NUNCA. TENHO ORGULHO EM PARTICIPAR DESTE GRUPO GUERREIRO QUE ACREDITAM NO QUE LUTAM.
    A MEUS QUERIDOS ALUNOS DIGO: AMO MINHA PROFISSÃO, AMO MEUS ALUNOS...JAMAIS PREJUDICARIAM A QUEM AMO ...TODOS OS DIAS DE GREVE SERÃO REPOSTOS E PODEM TER CERTEZA COM TODA DEDICAÇÃO QUE SEMPRE COLOQUEI EM MEU TRABALHO, PEÇO QUE NOS AJUDEM COMO CONSEGUIREM...
    PARABÉNS LINDA, CONTINUEMOS UNIDOS, POIS: ¨QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER.
    PROFESSORA ADRIANA.

    ResponderExcluir
  11. parabéns pelo texto ... manda publicar agora no novo Blog da Greve 2011 do sinte http://sinte-sc.blogspot.com ... vamos fortalecer nossa luta!!!

    ResponderExcluir
  12. Carol, cada vez mais te admiro. É de pessoas como vc que nossa sociedade precisa. Pessoas que dão a cara a tapa e lutam por um ideal.
    Parabéns!!!!
    Estamos nessa LUTA!!!!

    ResponderExcluir
  13. Tu és um orgulho!
    Desejo muita força aos professores e funcionários em greve.
    Tomara que alcancem seu objetivo logo

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Carol!
    São de ideais e posturas éticas que se forma uma sociedade justa.
    Fico orgulhosa em tê-la em nossa LUTA... esta greve contribuiu para concretizar o teu senso crítico.
    Vamos continuar UNIDOS POR UMA EDUCAÇÃO DIGNA.

    ResponderExcluir
  15. Companheiros de luta, com esta nota que segue, acredito que aumenta nossas esperanças de vitória no final desta greve.
    Este final de semana estive bastante preocupada com tudo que li e ouvi sobre a greve e a educação, me senti até bandida em alguns momentos em outros mocinha...Mas em nenhum momento senti que era chegado a hora de desistir...Reitero tudo o que já falei e gritei nas passeatas que participei: SOU PROFESSOR NÃO SOU OTÁRIO, EU QUERO O PISO NO MEU SALÁRIO.
    Leiam, se ainda não leram no blog do Moacir Pereira.
    O piso e o Fórum Nacional de Educação
    20 de junho de 2011

    Reunido em Brasilia, o Fórum Nacional de Educação decidiu emitir a seguinte “NOTA PÚBLICA DO FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO SOBRE A APLICAÇÃO DO PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL DO MAGISTÉRIO:
    O Fórum Nacional de Educação, à luz de princípios que norteiam a qualidade da educação – a exemplo dos que se encontram expressos no art. 206, VIII da Constituição Federal e no art. 60, III, “e” do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – vem a público afirmar a necessidade da aplicação integral da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que regulamentou o piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica escolar, especialmente, após o Supremo Tribunal Federal ter julgado improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) nº. 4.167.
    Diante disto, defende:
    1. O diálogo permanente como elemento fundamental para resolver os conflitos que levam a categoria do magistério a movimentos paredistas em diversas localidades do país.
    2. A valorização dos profissionais da educação, a qual compreende a aplicação de políticas indissociáveis envolvendo a formação inicial e continuada, a remuneração condigna (utilizando o Piso como vencimento inicial das carreiras de magistério para os profissionais com formação Normal de nível médio), a jornada semanal observando-se o tempo destinado às atividades extraclasse dos professores, bem como as condições apropriadas ao trabalho educativo.
    3. A transparência na utilização dos recursos constitucionalmente vinculados à educação e na prestação de contas que devem estar vinculadas às Secretarias de Educação, conforme estabelece o art. 69, § 5º da Lei nº 9.394, de 20 de
    dezembro de 1996.
    Brasília, 17 de junho de 2011.

    ResponderExcluir