quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mensagem Esclarecimento - Imbuia

ESSA POSTAGEM É UMA ADAPTAÇÃO DO TEXTO DA PROFESSORA ELIZETE GADOTTI:
Andréria Franzen - EEB. Frei Manoel Phillipi
EXPERIÊNCIA :


Ja fiz o que podia e o que não podia para fazer um cursosuperior  na área de educação;
Aprendi na faculdade com meus mestres, inúmeras práticas para levar o aluno a construir o conhecimento;
Ja trabalhei em vários interiores de minha cidade, trabalhando com quatro turmas juntas, fazendo merenda, limpeza e horata escolar, indo de transporte escolar, e na falta as próprias pernas;
ja me utilizei da moto para trabalhar durante varios anos, independente de fazer chuva ou sol, calor, ou uma gelada manhã de geada;
Já trabalhei varios anos de ACT, até me efetivar por concurso público na Rede de Ensino do Estado de Santa Catarina,
Ja vibrei com cada com cada aluno meu, que conseguiu ler a primeira silaba, e mais ainda ao escrever as primeiras palavras,
Ja almocei e continuo almoçando na escola, por n ter condições de ir e voltar;
Ja trabalhei 60 horas, árduas 60 horas que me faziam ausentar-se de manhã, a tarde e a noite, chegando em casa depois das 23:00 e dar um beijo de boa noite em meu filho que ja se encontrava dormindo;
Já fui a velórios de pais e avós de alunos, e o mais dolorido, ja fui a velórios de alunos;
Já fui pegar alunos gazeando aula;
Já chorei muito ouvindo histórias de vida de meus alunos;
Já esqueci o nomede muitos, mas não esqueci seus rostos, ou seu jeito;
Já vi colegas de trabalho levar agressões de alunos, e nada acontecer;
Ja vi profesores pagando pena, por uma palavra mal dita a um aluno;
JÁ PENSEI MUITAS VEZES EM DESISTIR;
Já vi alunos envolvidos em drogas, e não tive forças nem apoio para tirá-los;
Já vi alunos adolescentes, bebendo e fumando sem medo ou responsabilidade;
ja separei brigas de alunos;
Já tive medo de alunos, mas enfrentei muitos;
jä os defendi em muitas situações;
Já socorri alunos machucados, com fraturas...
Já participei de passeatas, gincanas, manifestações...
Já vi pais tirando alunos da escola para trabalhar;
Já vi alunos desanimados e sem objetivo;
Já vi alunos chorarem por seu primeiro amor;
Ja chorei ao ver uma amigo partindo da escola, ou msm dessa vida;
Ja acompanhei amigos de profissão lutando contra cancer, estress, depressão...
Foram tantas experiencias e muitas q ainda virão, que ficarão fotografadas nas lentes da emoção, fico a pensar em  todo que foi sitado aqui, relembrando tudo, dos anos dedicados a educação e tudo que ja vivi, fico a pensar em meus colegas de profissão, que o dobro ou até mais tempo de serviço que eu. QUANTA EXPERIENCIA TEM?
Diante de tudo que esta acontecendo com a educação, me pergunto:
SERÁ REALMENTE NECESSÁRIO TER EXPERIENCIA?
VALE A PENA AINDA SONHAR COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE?
Preciso perguntar:
Experiencia pra que?
Será que escolhi a profissão errada?
Faculdade, pos graduação, cursos de aperfeiçoamento, formação continuada, pra que?
Será que educação um dia será prioridade para algum governante desse estado?
Será que somos NÓS que estamos errados?
Será que a experiência que temos, que vivemos será desconsiderada, em míseros reais?
Vocês acham que podemos aceitar isso?????
SINCERAMENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário