terça-feira, 28 de junho de 2011

Texto professora Viviane

Fala da professora Viviane na câmara de Ituporanga, na última semana.


"Eu havia preparado um texto com algumas informações sobre a Greve, sobre os motivos pelos quais estamos fazendo parte desse movimento, dessa busca por justiça. Mas, como os colegas já explicaram muito bem o que está acontecendo, resolvi falar com o coração, porque foi com o coração que escolhi a minha profissão.

Sou professora a 22 anos, comecei muito cedo, a exemplo da minha mãe que também é Professora. Já trabalhei em diversas escolas como ACT, até me efetivar por concurso na rede estadual de educação. Já trabalhei da Educação Infantil a Especialização
Já tive oportunidade de outros empregos, onde por sinal me pagavam muito melhor que o governo do nosso Estado, o que não é difícil para qualquer empresa. Saí de sala por cinco anos, mas não aguentei...  Voltei... VOLTEI, PORQUE PRECISO SER PROFESSORA, porque preciso fazer o que gosto e o que estudei para fazer e o governo precisa me dar condições para isso.
Assim como os colegas investi muito em licenciatura, especialização, cursos, coisas sem valor para este governo. Mas, abri mão de muitas coisas para poder estudar e exercer essa profissão. O que quero simplesmente, é que agora depois de tantos sacrifícios, tantas horas de sono perdidas, tantos momentos longe de minha família, longe dos meus filhos, tanto estudo, tanta dedicação, apenas espero reconhecimento e valorização.
Normalmente trabalhamos 60 horas, a ainda temos as atividades anteriores as aulas e as posteriores. Sabemos melhor do que ninguém que temos responsabilidade direta com a formação e educação das crianças e jovens do nosso estado, e é por isso que pedimos respeito.
Meus filhos também estão em casa, eles estudas em escola pública porque ainda acredito na Educação Pública e conheço o trabalho realizado por meus colegas. Muitos deles estão aqui hoje. Mas até quando isso será possível? Até quando teremos Professores? O governo sabe que estamos em extinção, prova disso são as lindas propagandas incentivando jovens a optarem por esta profissão. As Faculdades não conseguem mais oferecer cursos presenciais na área da Educação. Pois as pessoas não querem pagar muito para ser PROFESSOR.
Sempre digo aos meus alunos que eles precisam estudar para melhorar de vida, também quero ter esse direito, pois estudei muito.
Que o governo sabe da importância da Educação, não tenho dúvida, pois assim como vocês, acompanhei as campanhas políticas e no momento da campanha a Educação recebeu destaque.  Precisamos fazer alguma coisa, não é apenas o nosso salário que está em jogo, e sim a qualidade da Educação do nosso Estado. Pais, não tenham como maior preocupação os dias parados e sim a qualidade dos estudos dos seus filhos.
Gostaria de agradecer as pessoas que nos apóiam e compreendem nossas razões e estão nos dando força nessa busca por justiça. Agradecer também por termos esse espaço para mostrar a realidade dos profissionais da educação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário