quarta-feira, 15 de junho de 2011

Comentário sobre a proposta


Marco A. Pereira diz: 

15 de junho de 2011 às 2:34 pm 
Boa tarde, Moacir e obrigado pelo espaço democrático.
Gostaria de tecer alguns comentários e dizer umas palavras ao nosso caro governante.

Comentando o seu post “A proposta do Governo”, percebe-se que a questão agora é: depois de uma MP e duas propostas onde o comando do Estado tentou enganar os professores, ninguém mais acredita na palavra desses senhores. Não têm credibilidade. Um deles inclusive, condenado por improbidade administrativa devido a mal uso de dinheiro público. Um fato vergonhoso. É essa a estirpe dos administradores deste governo?
Grupo de trabalho paritário… para RECUPERAR a regência de classe e a recomposição da tabela salarial? Em 2012? Se os professores acreditarem nisso devem ser todos sumariamente demitidos. Porque não demonstrarão senso crítico algum. Se voltarem para a sala de aula com o rabo entre as pernas, sinceramente, NÃO QUERO MEUS FILHOS EDUCADOS E FORMADOS POR GENTE ASSIM.
Quanto aos governistas, acho que essa turma está tentando desencavar da rede Globo o antigo programa do Jô, o VIVA O GORDO! Todos estão demonstrando grande talento para a comédia! Formulam propostas que são verdadeiras piadas. Mas na verdade, a questão é grave. Como gravíssimo é o descaso que estamos assistindo por parte do governo (extensivo a Assembleia do Estado também – embora não faça parte do executivo, curva-se a ele, não se manifestando 24 dias após o início da greve) na questão da greve da educação.
Acredito que os professores não concordarão com a recuperação da regência e da tabela salarial em 2012, porque, antes disso, não aceitam a PERDA desses itens, em 2011! Com toda a razão continuarão dizendo a mesma coisa, até que o governo se digne a pagar O QUE DEVE DA MANEIRA COMO DEVE PAGAR.
Os professores têm dito “Não entramos em greve para recolher alguns centavos, “penduricalhos”". E eles têm toda a razão.
Por outro lado, se o atual administrador não tem competência para angariar fundos e efetuar o pagamento dos professores conforme manda a lei e nos moldes da tabela salarial do MEC, que se admita um INCOMPETENTE e se retire do palácio do Governo. Convoque eleições, pendure o boné e vá pra casa. A maioria dos que o elegeram já estão amargamente arrependidos. A sociedade já percebeu o despreparo dos que estão à frente do poder. Não se programaram em 3 anos, para remunerar seus professores. E ainda acenam com punições de forma “exemplar”. Francamente, trata-se de REMUNERÁ-LOS EXEMPLARMENTE, isso sim.
Sr. Governador, seu futuro político está se transformando em frangalhos. Em poucos meses, já se trata da pior administração das últimas décadas. São centenas de milhares de eleitores inconformados, INDIGNADOS com o seu desempenho PÍFIO na questão dos professores. Estes profissionais são IMPORTANTÍSSIMOS NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO DE SANTA CATARINA OU DE QUALQUER PESSOA EM QUALQUER PAÍS DO PLANETA. Não podem, portanto, Sr. Governador, ser tratados dessa forma. A EDUCAÇÃO DOS NOSSOS FILHOS NÃO TEM PREÇO, NÃO SE PODE COLOCAR UM PREÇO OU UM LIMITE ORÇAMENTÁRIO ESTADUAL QUE SEJA NA REMUNERAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS. Ainda mais sendo público e amplamente comentado o DESVIO DE VERBAS FEDERAIS DESTINADAS A EDUCAÇÃO, PARA OUTROS ÓRGÃOS ESTADUAIS! ISSO É UM ESCÂNDALO QUE A SOCIEDADE CATARINENSE NÃO DEIXARÁ IMPUNE. O partido que o sr. ajudou a fundar já nasce sob o estigma da falta de transparência e credibilidade.

Entretanto, o sr. governador ainda tem uma chance de encerrar a questão de forma a sair menos arranhado e desmoralizado perante a sociedade. Demonstre um pouco de dignidade e feche o acordo conforme os educadores desejam. Trata-se de uma classe profissional digna, preparada, qualificada e que sofre há décadas com perdas salariais e condições de trabalho degradantes.
Será então, reconhecido como o Governador que após uma reflexão séria, resgatou o valor dos profissionais da Educação de Santa Catarina. Certamente, esse fato circulará por todo o país e em todas as conversas em todos os lugares e círculos sociais. Abra os cofres, pague aos professores EXATAMENTE COMO ELES SOLICITAM.
O sr. Raimundo Colombo ainda tem a chance de se sagrar como o primeiro governador que, em todo o país, teve o mérito de remunerar os professores de seu estado da forma como os PROFISSIONAIS E A SOCIEDADE entendem como o justo e mais do que merecido. Para o estado de SC isso seria de enorme valor; diversas empresas pretendem se instalar aqui, mas reclamam da falta de mão de obra qualificada. O fato de um estado pagar seus professores pelo piso aprovado em lei, mantendo suas conquistas salariais e respeitando a tabela do Ministério da Educação é fato digno de MÉRITO e extremo VALOR. E com certeza, alçaria o estado de SC a um nível de excelência de causar inveja aos outros membros da federação. O investimento trará grande retorno ao Estado, sem sombra de dúvida.
Pense, sr. Governador. O momento histórico ainda não se perdeu. Faça essa história terminar a favor de todos: professores, alunos, pais de alunos, governo e sociedade em geral.
Santa Catarina só tem a ganhar.
PS: Tenho lido palavras de conterrâneos do sr. Eles dizem: “Raimundo, mostre que és da Serra. Corte as amarras a LHS e Bauer e comande o Estado você mesmo.” Parecem entender que LHS e Bauer são nomes queimados com a sociedade. Eu adicionaria o seguinte: aproxime-se da nova ministra catarinense e do governo federal. Não precisa ser político para saber que Estado que rema contra a União só tem a perder. E não demonstra inteligência. Faça acordos acima do partidarismo, governador. E AÍ ENTÃO, O SR. PODERÁ REALMENTE BATER NO PEITO E DIZER QUE GOVERNA PARA AS PESSOAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário